Outubro Rosa em Ribeirão: Mutirão de Mamografia Tem 15% de Faltas

Dos 222 exames agendados nos primeiros sábados da campanha no Hospital Santa Lydia, 35 mulheres não compareceram. Saúde pede para desmarcar via app.

Ribeirão Preto
Outubro Rosa em Ribeirão: Mutirão de Mamografia Tem 15% de Faltas

A campanha Outubro Rosa em Ribeirão Preto registrou uma taxa de absenteísmo de 15,8% nos dois primeiros sábados de mutirão de mamografias extras. Dos 222 exames agendados para os dias 10 e 17 de outubro no Hospital Santa Lydia, 187 foram realizados e 35 mulheres faltaram.

Vagas Ociosas e Conscientização

A Secretaria Municipal da Saúde disponibilizou 1.000 vagas extras de mamografia divididas entre os meses de outubro, novembro e dezembro. Os exames acontecem aos sábados para facilitar a participação de quem tem rotina corrida durante a semana.

A pasta ressalta que cada ausência impede que outra pessoa na fila seja atendida. Por isso, quem não puder comparecer deve cancelar o agendamento com antecedência pelo aplicativo Saúde Digital para liberar a vaga para outra paciente.

Quem Pode Agendar o Exame?

O foco do mutirão são mulheres na faixa etária de maior risco, mas há orientações para diferentes idades:

  • De 50 a 69 anos: Agendamento direto pelo aplicativo Saúde Digital ou presencialmente na unidade de saúde mais próxima.
  • De 40 a 49 anos e de 70 a 74 anos: Podem fazer o exame se a última mamografia tiver sido realizada há mais de dois anos, solicitando na unidade de referência.
  • Qualquer idade com sintomas: Devem procurar o posto de saúde imediatamente para avaliação e encaminhamento.

Comentários dos Leitores (0)

Deixe sua opinião sobre esta notícia ou participe do debate com a comunidade.

Deixe seu comentário

Nenhum comentário ainda. Seja a primeira pessoa a comentar sobre esta notícia!

Contato

Preencha os dados abaixo e entraremos em contato com você o mais breve possível.