Decoração do Tanabata é feita por detentas de Ribeirão Preto
É dentro de uma sala de aula na Penitenciária Feminina de Ribeirão Preto que 20 presas estão ajudando na construção da decoração do Festival Tanabata. Serão quase 13 mil flores que serão espalhadas pelo Morro do São Bento, onde o festival se realiza nos dias 3, 4 e 5 de julho.
De acordo com a diretora Técnica da penitenciária, Maria da Conceição Braz, a atividade permite que as sentenciadas fiquem mais felizes, inclusive mexendo com aspectos de lembranças, valores e esperança. “É um resgate da dignidade e aproximação delas com a comunidade, além de ser um grande estímulo” explica.
Feliz, uma das professoras, Yoko Fukuda Sudo, 66 anos, ressalta: “elas são muito caprichosas”. Para Yoko, o contato com as histórias destas mulheres permite uma troca, à medida que ela ensina um pouco de sua cultura oriental: “Venho com muito prazer, é uma forma gratificante de proporcionar a elas horas diferentes e a oportunidade de trabalhar a criatividade”.
Ofertas Exclusivas no WhatsApp
Participe do nosso grupo gratuito e receba os melhores descontos de Ribeirão direto no celular!